Tarefa: Estabelecer o Sistema de Gestão de Configuração
Definir o meio de armazenamento, os procedimentos e as ferramentas para acesso ao sistema de configuração e disponibilizá-lo.
Disciplinas: Gestão de Configuração (GC)
Relacionamentos
Descrição Principal

Estabelecer e manter um sistema de gestão de configuração para controlar os produtos de trabalho. Um sistema de gestão de configuração inclui o meio de armazenamento, os procedimentos e as ferramentas para acesso ao sistema de configuração.

Estabelecer um mecanismo para gerenciar vários níveis de controle de gestão de configuração. Os níveis de controle podem variar desde um controle informal até um controle de configuração com baselines, que só podem sofrer mudanças de acordo com o um processo formal de gestão de Configuração.

O Sistema de Gestão de Configuração deve permitir:

• Armazenar e recuperar itens de configuração;
• Compartilhar e transferir itens de configuração entre os níveis de controle;
• Armazenar e recuperar versões arquivadas de itens de configuração;
• Criar relatórios de gestão de configuração;
• Proteger o conteúdo do sistema de gestão de configuração;
• Atualizar a estrutura de gestão de configuração, quando necessário.

A criação do ambiente de Gestão de Configuração compreende:

• Instalação e configuração do ambiente de hardware e software necessários aos desenvolvedores. Essa atividade é prevista no Plano de Projeto;
• Criação dos repositórios de desenvolvimento e atribuição de acesso aos desenvolvedores, conforme previsto no guia operacional de GC;
• Criação de um usuário específico para o projeto que será usado exclusivamente pelo Analista de GC, para distribuir os produtos homologados pelo cliente.